helenbar

helenbar

helenbar

helenbar

helenbar




wonderland
vizoo
retratos
circo
glamour
vargas girl
mística

proteus
untitled the fruit
A Espera A Entrega
A Espera A Entrega
vanitas meu coração me levará

 

Vanitas

 

Retratos

A Primeira Lição

Inspirado pela gravura "The First Lesson” (quadro na parede) publicada por George Baxter a partir da pintura francesa de SB Halle. Impressão Baxter® – impressão colorida do século XIX produzida por 13 blocos de cor que combina xilo de topo com gravura em metal, numa técnica magnífica.

Esta imagem é cheia de referencias da minha vida acadêmica, de colecionadora e minha vida pessoal.

Em minhas mãos, o fabuloso livro Paradise and the Peri, ilustrado por Owen Jones, 1860 – impressão cromolitográfica original.

Na estante, alguns livros que eu tenho e outros que eu gostaria de ter, impressos em suas técnicas originais:

- The industrial arts of the nineteenth century. A series of illustrations of the choicest specimens produced by every nation, at the Great Exhibition of Works of Industry, 1851, by M. Digby Wyatt . Este é o livro mais requintado que conheço impresso em cromolitografia, catálogo dos indescritíveis objetos expostos na Grande Exposição Internacional de 1851. Algumas pranchas tem mais de 40 cores por imagem (o que significa 40 desenhos diferentes para cada cor gravados na pedra e impressos em registro).

- A Bíblia Sagrada, 1865. Ilustrada pelo grande mestre Gustave Doré, tem uma fantástica técnica de entalhe em xilografia de topo e maravilhosas ilustrações em preto e branco.

- The Grammar of Ornament, Owen Jones, 1856. O título fala por si mesmo, não é? A mais fantástica coleção de repertório de ornamentos de todo o mundo e de diferentes épocas reunidas pelo arquiteto e ilustrador inglês Owen Jones. Não há palavras para descrever a exuberancia e riqueza deste incrível livro impresso em cromolitografia.

- Prang's Prize Babies: How this Picture Is Made, Prang Co., 1888 – uma amostragem do processo cromolitográfico que conta com 38 pranchas de provas de cor progressivas de Prize Babies – um dos cromos mais populares produzidos pela famosa litógrafica Americana de Louis Prang.

A delicada caixinha de jóias sobre a mesa é uma criação do grande designer austríaco Dagobert Peche (1887-1923) no Wiener Werkstätte.

Meu bebê está vestindo um mandrião, traje de batismo bordado a mão (no século XIX, meninas e meninos usavam este tipo de roupa).


© Helenbar 2009.

Feita com a gentil contribuição das fotos de entalhe em madeira de Groenling e Sunshinesyrie.

 

  helenbar helenbar